LIVROS E CAPÍTULOS

Listagem dos meus livros e participação em coletâneas
(em construção)
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011

 
Resenha disponível no Café História.


ARAÚJO. M.B. ; BANDEIRA, E. D. ; CABRINI, C. ; CERRI, L. F. ; CUNHA FILHO, V.F. ; RANZI, Serlei Fischer ; SAVOIA, S.C. . Representações, memórias, identidades - Caderno Pedagógico de História do Paraná. 1. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação - PR, 2009. v. 1. 112p .



CERRI, L. F. (Org.) ; ALEGRO, R. C. (Org.) ; DUARTE, G. R. (Org.) ; GONZALEZ, E. (Org.) ; FIUZA, A. F. (Org.) ; MOLINA, Ana Heloísa (Org.) ; RAMOS, M. E. T. (Org.) ; RANZI, S. M. F. (Org.) ; MARTINS, C. R. K. (Org.) ; SILVA, Lúcia Helena Oliveira (Org.) . Ensino de História e Educação: olhares em convergência. 1. ed. Ponta Grossa, PR: Editora da UEPG, 2006. v. 1. 151p .


CERRI, L. F. (Org.) . O ensino de História e a ditadura militar. (1a. e 2a. ed.) Curitiba: Aos Quarto Ventos, 2005. v. 1. 133p . (esgotado)


Capítulos de livros publicados


CERRI, L. F. . Ensino e aprendizagem de representações nacionalistas do tempo: o caso da ditadura militar brasileira. In: GONÇALVES, Nadia G.; RANZI, Serlei M. F.. (Org.). Educação na ditadura civil-militar: políticas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba: Editora UFPR, 2012, v. 1, p. 213-229.


CERRI, L. F. . O estudo empírico da consciência histórica entre jovens doBrasil, Argentina e Uruguai. In: FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JR., Décio. (Org.). Perspectivas do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011, v. 1, p. 93-111.


CERRI, L. F. ; MAINARDES, J. . Aprendizagem social, identidade e cidadania. In: DENIPOTI, Cláudio. (Org.). História, Arte e Cultura - Livro I. 1ed.Ponta Grossa: UEPG / NUTEAD, 2009, v. 1, p. 49-93.


CERRI, L. F. . Ensino e aprendizagem de história: leituras do passado na campanha eleitoral de Lula - 2006. In: SEBRIAN, R.N.N.; FERREIRA, R.A.; ANHEZINI; K.; PIRES, A.J.. (Org.). Leituras do Passado. 1ed.Campinas: Pontes, 2009, v. 1, p. 141-154.


CERRI, L. F. . Os historiadores precisam de formação pedagógica? Algumas reflexões a partir da Didática da História. In: Clarice Traversini; Edla Eggert; Eliane Peres; Iara Bonin. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas - Livro 2. 1ed.Porto Alebre: EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 342-358.


CERRI, L. F. . Cidade e Identidade: região e ensino de História. In: ALEGRO, R. C.; MOLINA, A. H.; CUNHA, M.F.; SILVA, L. H. O.. (Org.). Temas e questões para o ensino de História do Paraná. 1ed.Londrina, PR: Editora da UEL, 2008, v. 1, p. 20-30.


CERRI, L. F. . Notas críticas aos argumentos contra cotas para negros nas universidades públicas. In: Alexandre Felipe Fiúza; Gilmar Henrique da Conceição. (Org.). Política, Educação e Cultura. 1ed.Cascavel: Editora da Unioeste, 2008, v. 1, p. 73-90. (edição integral disponível on-line aqui)

CERRI, L. F. . Uma proposta de mapa do tempo para artesãos de mapas do tempo: história do ensino de História e didática da História. In: MONTEIRO, A.M.; GASPARELLO, A.M.; MAGALHÃES, M.S.. (Org.). Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2007, v. 1, p. 59-72.


CERRI, L. F. ; FERREIRA, Angela Ribeiro . Notas sobre as demandas sociais de representação e os Livros Didáticos de História. In: OLIVEIRA, M.M.D. de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. (Org.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. 1ed.Natal: EDUFRN, 2007, v. 1, p. 75-85.


CERRI, L. F. . Construção curricular como educação de professores. In: Luis Fernando Cerri. (Org.). Ensino de História e Educação: Olhares em convergência. 1ed.Ponta Grossa, PR: Editora da UEPG, 2006, v. 1, p. 27-43.


CERRI, L. F. . Didática da história: uma geografia do saber histórico nas sociedades. In: José Miguel Arias Neto. (Org.). Dez Anos de Pesquisas em ensino de História: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. 1ed.Londrina, PR: Atrito Art Editorial, 2005, v. 1, p. 136-144.


CERRI, L. F. . Ensino de História e cidadania no regime militar: características e um caso característico. In: Luis Fernando Cerri. (Org.). O Ensino de História e a Ditadura Militar. 2ed.Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2005, v. 1, p. 06-133.




CERRI, L. F. . Jornais e revistas no aprendizado da História. In: Hudson Siqueira Amaro; Isabel Cristina Rodrigues. (Org.). História: Metodologia do Ensino. 1ed.Maringá, PR: Editora da UEM, 2005, v. 1, p. 27-38.


CERRI, L. F. . Ensino de História e cidadania no regime militar: características e um caso característico. In: Luis Fernando Cerri. (Org.). O ensino de História e a Ditadura Militar. Curitiba: Aos 4 Ventos, 2003, v. , p. 106-133.

Seguidores