Listagem dos meus livros e participação em coletâneas
(em construção)
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011
Resenha disponível no Café História.
ARAÚJO. M.B. ; BANDEIRA, E. D. ; CABRINI, C. ; CERRI, L. F.
; CUNHA FILHO, V.F. ; RANZI, Serlei Fischer ; SAVOIA, S.C. . Representações,
memórias, identidades - Caderno Pedagógico de História do Paraná. 1. ed.
Curitiba: Secretaria de Estado da Educação - PR, 2009. v. 1. 112p .
CERRI, L. F. (Org.) ; ALEGRO, R. C. (Org.) ; DUARTE, G. R.
(Org.) ; GONZALEZ, E. (Org.) ; FIUZA, A. F. (Org.) ; MOLINA, Ana Heloísa (Org.)
; RAMOS, M. E. T. (Org.) ; RANZI, S. M. F. (Org.) ; MARTINS, C. R. K. (Org.) ;
SILVA, Lúcia Helena Oliveira (Org.) . Ensino de História e Educação: olhares em
convergência. 1. ed. Ponta Grossa, PR: Editora da UEPG, 2006. v. 1. 151p .
CERRI, L. F. (Org.) . O ensino de História e a ditadura
militar. (1a. e 2a. ed.) Curitiba: Aos Quarto Ventos, 2005. v. 1. 133p . (esgotado)
Capítulos de livros
publicados
CERRI, L. F. . Ensino e aprendizagem de representações
nacionalistas do tempo: o caso da ditadura militar brasileira. In: GONÇALVES,
Nadia G.; RANZI, Serlei M. F.. (Org.). Educação na ditadura civil-militar:
políticas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba: Editora UFPR,
2012, v. 1, p. 213-229.
CERRI, L. F. . O estudo empírico da consciência histórica
entre jovens doBrasil, Argentina e Uruguai. In: FONSECA, Selva Guimarães; GATTI
JR., Décio. (Org.). Perspectivas do Ensino de História: ensino, cidadania e
consciência histórica. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de
Uberlândia, 2011, v. 1, p. 93-111.
CERRI, L. F. ; MAINARDES, J. . Aprendizagem social,
identidade e cidadania. In: DENIPOTI, Cláudio. (Org.). História, Arte e Cultura
- Livro I. 1ed.Ponta Grossa: UEPG / NUTEAD, 2009, v. 1, p. 49-93.
CERRI, L. F. . Ensino e aprendizagem de história: leituras
do passado na campanha eleitoral de Lula - 2006. In: SEBRIAN, R.N.N.; FERREIRA,
R.A.; ANHEZINI; K.; PIRES, A.J.. (Org.). Leituras do Passado. 1ed.Campinas:
Pontes, 2009, v. 1, p. 141-154.
CERRI, L. F. . Os historiadores precisam de formação pedagógica?
Algumas reflexões a partir da Didática da História. In: Clarice Traversini;
Edla Eggert; Eliane Peres; Iara Bonin. (Org.). Trajetórias e processos de
ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas - Livro 2. 1ed.Porto Alebre:
EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 342-358.
CERRI, L. F. . Cidade e Identidade: região e ensino de
História. In: ALEGRO, R. C.; MOLINA, A. H.; CUNHA, M.F.; SILVA, L. H. O..
(Org.). Temas e questões para o ensino de História do Paraná. 1ed.Londrina, PR:
Editora da UEL, 2008, v. 1, p. 20-30.
CERRI, L. F. . Notas críticas aos argumentos contra cotas
para negros nas universidades públicas. In: Alexandre Felipe Fiúza; Gilmar
Henrique da Conceição. (Org.). Política, Educação e Cultura. 1ed.Cascavel:
Editora da Unioeste, 2008, v. 1, p. 73-90. (edição integral disponível on-line aqui)
CERRI, L. F. . Uma proposta de mapa do tempo para artesãos
de mapas do tempo: história do ensino de História e didática da História. In:
MONTEIRO, A.M.; GASPARELLO, A.M.; MAGALHÃES, M.S.. (Org.). Ensino de História:
Sujeitos, saberes e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2007, v. 1,
p. 59-72.
CERRI, L. F. ; FERREIRA, Angela Ribeiro . Notas sobre as
demandas sociais de representação e os Livros Didáticos de História. In:
OLIVEIRA, M.M.D. de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. (Org.). O livro didático de
história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. 1ed.Natal: EDUFRN, 2007,
v. 1, p. 75-85.
CERRI, L. F. . Construção curricular como educação de
professores. In: Luis Fernando Cerri. (Org.). Ensino de História e Educação:
Olhares em convergência. 1ed.Ponta Grossa, PR: Editora da UEPG, 2006, v. 1, p.
27-43.
CERRI, L. F. . Didática da história: uma geografia do saber
histórico nas sociedades. In: José Miguel Arias Neto. (Org.). Dez Anos de
Pesquisas em ensino de História: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino
de História. 1ed.Londrina, PR: Atrito Art Editorial, 2005, v. 1, p. 136-144.
CERRI, L. F. . Ensino de História e cidadania no regime
militar: características e um caso característico. In: Luis Fernando Cerri.
(Org.). O Ensino de História e a Ditadura Militar. 2ed.Curitiba: Aos Quatro
Ventos, 2005, v. 1, p. 06-133.
CERRI, L. F. . Jornais e revistas no aprendizado da
História. In: Hudson Siqueira Amaro; Isabel Cristina Rodrigues. (Org.).
História: Metodologia do Ensino. 1ed.Maringá, PR: Editora da UEM, 2005, v. 1,
p. 27-38.
CERRI, L. F. . Ensino de História e cidadania no regime
militar: características e um caso característico. In: Luis Fernando Cerri.
(Org.). O ensino de História e a Ditadura Militar. Curitiba: Aos 4 Ventos,
2003, v. , p. 106-133.