Recebi essa no email:
>Repasso como veio, para seu deleite, ou....reflexão!
((pode crer que é reflexão!!
>Foi encontrada ((por quem? por que o autor da façanha é tão tímido ou modesto que não aparece?))uma carta que se considera uma RARIDADE......deve valer milhões, bilhões.......leiam que linda.....é imperdivel............ ISTO É FANTÁSTICO ....NÃO TEM PREÇO .....UMA RARIDADE.
>
>CARTA ENVIADA À SHELL NOS ANOS 80 . . .
>Este fato é verdadeiro. A Shell tem a carta arquivada.((O ET de Varginha também. Meu amigo, o Dunha, viu os arquivos)))
>
>A empresa Shell abriu seus arquivos e veio a conhecer o conteúdo de uma carta enviada por um consumidor, nos anos 80, ao seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.
>Ela está transcrita na sua forma original, inclusive com os erros gramaticais.
>Conheça a carta:
>Olá!
>Tenho um Corcel II 1986 a álcoo e sou cliente dos posto Shell. Não abasteço em nenhum otro posto há mais de 5 ano.
>Tô escrevendo porque tô com uma dúvida na qual acho que vocês são os mais indicado a me ajuda.
>A questã é que tô progamando uma viage para domingo dia 27/10. Nesse dia será realizado o 2º turno das eleição e mais uma vez vai tê a proibição de venda de álco da meia noite até a meia noite de domingo.
>A chamada lei seca. Mas o trajeto que pretendo percorre no domingo é muito maior do que cabe de alco no tanque do meu carro, logo, já que não vai tê venda de álcoo, vô tê que carrega em alguma vasilha o resto que segundo meus cálculo, é um tanque e meio, quase 100 litro.
>Gostaria de sabe qual a vasilha mais segura pra transporta o alco ou se tem alguma outra solução pro meu pobrema. Pensei em talvez abastece com gasolina, já que a proibição de venda é só de álco, pelo que eu vi.
>Caso a solução seja mesmo a de transporta o combustíve a sê usado, gostaria de sabe se algum posto de vocêis na região da Grande ABC poderia fazê um desconto, já que eu estaria comprando mais de 150 litro de álco no sábado.
>Conto com a ajuda de vocêis.
>Açinado:
>Luis Inacio da Silva
>Torneiro Mecânico
>São Bernardo do Campo/ SP
>Resposta da SHELL:
>Prezado Sr. Luis Inácio da Silva,
>Em retorno à sua carta, gostaríamos de esclarecer que a lei a que o senhor se refere, proíbe apenas a venda de bebidas alcoólicas nos dias de eleições e não a de combustíveis automotores.
>Shell Brasil S.A. Petróleo
Essa carta é verdadeira na mesma medida de verdade da extinção do 13o. salário, que já foi aprovado no Senado, segundo os emails que rodam por aí.
Veja comigo:
- se é anos 80, e o segundo turno só foi implantado a partir de 1988, valendo para a eleição de 1989, então o primeiro turno, como vc lembra, ocorreu em 15 de novembro e o segundo em 17 de dezembro de 1989, não em 27 de outubro.FALSO.
- Candidato a presidência, ele andaria com um Corcel por aí? Lembro que o PT não tinha jatinho, que tinha que alugar, etc., mas Corcel? FALSO E MAL FEITO.
- 27 de outubro de 1989, único ano da década de 80 em que houve eleição em dois turnos, foi uma sexta-feira, não um domingo.
- De 1986 a 1990, Lula não era mais torneiro mecânico (como consta na assinatura da "carta") nem líder sindical. Era deputado federal, e detinha o recorde até então de votação individual para um deputado federal.
Não entendo como esse tipo de piada preconceituosa ao cubo continua tendo graça para algumas pessoas. Talvez, se a gente conseguir acreditar que o Lula é um analfabeto inepto, a gente consiga se sentir melhor diante das nossas próprias fraquezas e limitações pessoais. Pode ser isso.
Por outro lado, se o Lula é o analfabeto que trouxe as Olimpíadas, se é o burro que reduziu a miséria e a desigualdade média de renda, se é o incapaz sob cujo comando o Brasil entrou mais tarde e saiu mais cedo da recessão mundial, se é o iletrado em cujo governo as universidades federais mais avançaram em termos de recursos, que ampliou o valor e a quantidade das bolsas de mestrado e doutorado, o caipira que colocou o Bush em xeque e evitou o barco furado da ALCA, o atrapalhado que o Barak Obama disse que "é o cara", o ignorante que deixou o Brasil com recursos para pagar toda a dívida externa em caixa, tirou o Brasil do FMI e virou credor do órgão, o tosco que financiou a agricultura familiar de modo que ela se tornou mais produtiva que o agronegócio ... ENTÃO QUE DEUS NOS LIVRE DE SER GOVERNADOS DE NOVO PELOS DOUTORES DO DEMO E DO TUCANATO!
Está certo, já vão me dizer do mensalão, do dinheiro na cueca, do Sarney, dos coronéis do nordeste, da Marina Silva, e etc. Bom, num país como o nosso, com a nossa cultura política que temos, milagre ainda não está saindo... Um democrata não governa sem Congresso, e o Congresso também é o povo que elege... A alternativa seria não governar! E apesar de tudo, a vontade popular tem que ser respeitada, pode não estar sendo traduzida fielmente, pode estar distorcida, pode ainda melhorar, mas é o que temos! E eu duvido que as pessoas votem nos corruptos por ingenuidade, pode até ter um ou outro ingênuo, mas a lógica não é essa.
Desculpe o tom passional, mas eu trocava fácil meus dois diplomas de nível superior, além do meu mestrado e doutorado na Unicamp, meus três livros e quase 50 artigos em periódicos científicos (parte deles no exterior) por 10% da capacidade que o Lula tem de entender o Brasil, e de reunir e mobilizar as pessoas para melhorá-lo. Como historiador, tenho que olhar longe no tempo para enxergar alguém da estatura do Lula no passado. JK, Vargas... D. Pedro II?
Os preconceituosos contra quem não tem diploma, contra o jeito que o povo fala (e olha que até os linguistas já estão se livrando desse preconceito), que me desculpem, mas vão ter que engolir esse enorme sapo barbudo, agigantado pela dimensão que a história do Brasil já lhe deu. E vão engolir junto com a Globo, o Grupo Abril, o grão-tucanato, as donas da Daslu, o Ali Khamel e o (argh!!!) Arnaldo Jabor.
Vamos parar com esse preconceito dos diplomados, vamos cultivar a humildade, vamos ler Paulo Freire e Darcy Ribeiro e entender que, mesmo sem diploma, nosso povo é fantástico, mesmo tendo tanto a melhorar. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro! E se ele escolher o Serra em 2010, eu vou lamentar, mas vou continuar mantendo a crença básica que sustenta a Democracia: o povo é sábio (embora não seja santo). A inteligência coletiva é maior que a inteligência individual. Fora disso, é a ditadura e a tecnocracia que nunca levou povo algum a nenhum lugar.
Se o povo escolher a Dilma, o Ciro, a Marina, parabéns também, porque faz parte do nosso aprendizado como nação, que ninguém pode fazer por nós mesmos, como aprendemos elegendo o Collor e o FHC. Só não aceito a tese de que o povo é burro e não sabe votar, isso quem dizia eram os generais de óculos escuros que roubaram a democracia e mantinham porões de tortura e morte para os inimigos políticos. Por causa deles - e dos patrões deles, cujos remanescentes estão no DEM e estavam no governo Bush - é que tivemos que reaprender a democracia e o voto. As eleições expressam as virtudes e os vícios do eleitorado, ainda que com filtros diversos que podem ser repensados.
Ah, parem com isso. Critiquemos o Lula porque ele não foi suficientemente radical ou porque os bancos ganharam demais. A piada do Lula burro é velha, não tem mais graça.