sábado, 17 de outubro de 2009

Lula, o ignorante!!!

Recebi essa no email:

>Repasso como veio, para seu deleite, ou....reflexão!
((pode crer que é reflexão!!
>Foi encontrada ((por quem? por que o autor da façanha é tão tímido ou modesto que não aparece?))uma carta que se considera uma RARIDADE......deve valer milhões, bilhões.......leiam que linda.....é imperdivel............ ISTO É FANTÁSTICO ....NÃO TEM PREÇO .....UMA RARIDADE.
>
>CARTA ENVIADA À SHELL NOS ANOS 80 . . .
>Este fato é verdadeiro. A Shell tem a carta arquivada.((O ET de Varginha também. Meu amigo, o Dunha, viu os arquivos)))
>
>A empresa Shell abriu seus arquivos e veio a conhecer o conteúdo de uma carta enviada por um consumidor, nos anos 80, ao seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.
>Ela está transcrita na sua forma original, inclusive com os erros gramaticais.
>Conheça a carta:
>Olá!
>Tenho um Corcel II 1986 a álcoo e sou cliente dos posto Shell. Não abasteço em nenhum otro posto há mais de 5 ano.
>Tô escrevendo porque tô com uma dúvida na qual acho que vocês são os mais indicado a me ajuda.
>A questã é que tô progamando uma viage para domingo dia 27/10. Nesse dia será realizado o 2º turno das eleição e mais uma vez vai tê a proibição de venda de álco da meia noite até a meia noite de domingo.
>A chamada lei seca. Mas o trajeto que pretendo percorre no domingo é muito maior do que cabe de alco no tanque do meu carro, logo, já que não vai tê venda de álcoo, vô tê que carrega em alguma vasilha o resto que segundo meus cálculo, é um tanque e meio, quase 100 litro.
>Gostaria de sabe qual a vasilha mais segura pra transporta o alco ou se tem alguma outra solução pro meu pobrema. Pensei em talvez abastece com gasolina, já que a proibição de venda é só de álco, pelo que eu vi.
>Caso a solução seja mesmo a de transporta o combustíve a sê usado, gostaria de sabe se algum posto de vocêis na região da Grande ABC poderia fazê um desconto, já que eu estaria comprando mais de 150 litro de álco no sábado.
>Conto com a ajuda de vocêis.
>Açinado:
>Luis Inacio da Silva
>Torneiro Mecânico
>São Bernardo do Campo/ SP
>Resposta da SHELL:
>Prezado Sr. Luis Inácio da Silva,
>Em retorno à sua carta, gostaríamos de esclarecer que a lei a que o senhor se refere, proíbe apenas a venda de bebidas alcoólicas nos dias de eleições e não a de combustíveis automotores.
>Shell Brasil S.A. Petróleo

Essa carta é verdadeira na mesma medida de verdade da extinção do 13o. salário, que já foi aprovado no Senado, segundo os emails que rodam por aí.
Veja comigo:
- se é anos 80, e o segundo turno só foi implantado a partir de 1988, valendo para a eleição de 1989, então o primeiro turno, como vc lembra, ocorreu em 15 de novembro e o segundo em 17 de dezembro de 1989, não em 27 de outubro.FALSO.
- Candidato a presidência, ele andaria com um Corcel por aí? Lembro que o PT não tinha jatinho, que tinha que alugar, etc., mas Corcel? FALSO E MAL FEITO.
- 27 de outubro de 1989, único ano da década de 80 em que houve eleição em dois turnos, foi uma sexta-feira, não um domingo.
- De 1986 a 1990, Lula não era mais torneiro mecânico (como consta na assinatura da "carta") nem líder sindical. Era deputado federal, e detinha o recorde até então de votação individual para um deputado federal.

Não entendo como esse tipo de piada preconceituosa ao cubo continua tendo graça para algumas pessoas. Talvez, se a gente conseguir acreditar que o Lula é um analfabeto inepto, a gente consiga se sentir melhor diante das nossas próprias fraquezas e limitações pessoais. Pode ser isso.

Por outro lado, se o Lula é o analfabeto que trouxe as Olimpíadas, se é o burro que reduziu a miséria e a desigualdade média de renda, se é o incapaz sob cujo comando o Brasil entrou mais tarde e saiu mais cedo da recessão mundial, se é o iletrado em cujo governo as universidades federais mais avançaram em termos de recursos, que ampliou o valor e a quantidade das bolsas de mestrado e doutorado, o caipira que colocou o Bush em xeque e evitou o barco furado da ALCA, o atrapalhado que o Barak Obama disse que "é o cara", o ignorante que deixou o Brasil com recursos para pagar toda a dívida externa em caixa, tirou o Brasil do FMI e virou credor do órgão, o tosco que financiou a agricultura familiar de modo que ela se tornou mais produtiva que o agronegócio ... ENTÃO QUE DEUS NOS LIVRE DE SER GOVERNADOS DE NOVO PELOS DOUTORES DO DEMO E DO TUCANATO!

Está certo, já vão me dizer do mensalão, do dinheiro na cueca, do Sarney, dos coronéis do nordeste, da Marina Silva, e etc. Bom, num país como o nosso, com a nossa cultura política que temos, milagre ainda não está saindo... Um democrata não governa sem Congresso, e o Congresso também é o povo que elege... A alternativa seria não governar! E apesar de tudo, a vontade popular tem que ser respeitada, pode não estar sendo traduzida fielmente, pode estar distorcida, pode ainda melhorar, mas é o que temos! E eu duvido que as pessoas votem nos corruptos por ingenuidade, pode até ter um ou outro ingênuo, mas a lógica não é essa.

Desculpe o tom passional, mas eu trocava fácil meus dois diplomas de nível superior, além do meu mestrado e doutorado na Unicamp, meus três livros e quase 50 artigos em periódicos científicos (parte deles no exterior) por 10% da capacidade que o Lula tem de entender o Brasil, e de reunir e mobilizar as pessoas para melhorá-lo. Como historiador, tenho que olhar longe no tempo para enxergar alguém da estatura do Lula no passado. JK, Vargas... D. Pedro II?

Os preconceituosos contra quem não tem diploma, contra o jeito que o povo fala (e olha que até os linguistas já estão se livrando desse preconceito), que me desculpem, mas vão ter que engolir esse enorme sapo barbudo, agigantado pela dimensão que a história do Brasil já lhe deu. E vão engolir junto com a Globo, o Grupo Abril, o grão-tucanato, as donas da Daslu, o Ali Khamel e o (argh!!!) Arnaldo Jabor.

Vamos parar com esse preconceito dos diplomados, vamos cultivar a humildade, vamos ler Paulo Freire e Darcy Ribeiro e entender que, mesmo sem diploma, nosso povo é fantástico, mesmo tendo tanto a melhorar. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro! E se ele escolher o Serra em 2010, eu vou lamentar, mas vou continuar mantendo a crença básica que sustenta a Democracia: o povo é sábio (embora não seja santo). A inteligência coletiva é maior que a inteligência individual. Fora disso, é a ditadura e a tecnocracia que nunca levou povo algum a nenhum lugar.

Se o povo escolher a Dilma, o Ciro, a Marina, parabéns também, porque faz parte do nosso aprendizado como nação, que ninguém pode fazer por nós mesmos, como aprendemos elegendo o Collor e o FHC. Só não aceito a tese de que o povo é burro e não sabe votar, isso quem dizia eram os generais de óculos escuros que roubaram a democracia e mantinham porões de tortura e morte para os inimigos políticos. Por causa deles - e dos patrões deles, cujos remanescentes estão no DEM e estavam no governo Bush - é que tivemos que reaprender a democracia e o voto. As eleições expressam as virtudes e os vícios do eleitorado, ainda que com filtros diversos que podem ser repensados.

Ah, parem com isso. Critiquemos o Lula porque ele não foi suficientemente radical ou porque os bancos ganharam demais. A piada do Lula burro é velha, não tem mais graça.

2 comentários:

Caroline Pacievitch disse...

Obrigada, muito obrigada pelo texto. Estou cercada de anti-lulas por todos os lados, aqui. Ou quase todos.
Só não tenho muita vontade de ler Darcy Ribeiro não...

Ginger disse...

Ótima reflexão. Muito pertinente.
Eu sou sua fã!!
Desde os tempos de UEPG.
Embora nem sempre concorde com tudo.
Mas é isso, a opinião... é pública.

Seguidores