domingo, 14 de novembro de 2010

Remuneração adicional a "bons" professores

O Thiago Oliveira me mandou o recorte do Le Monde Diplomatique abaixo, nele a autora retoma um tema que já foi discutido nesse blog, que é o do sistema norteamericano de prêmios ou punições a professores e escolas, a partir do desempenho de seus alunos em testes estaduais e federais padronizados. Ela mostra que o bom desempenho em testes - que depois de um tempo tende a estagnar e mesmo regredir - não significa uma boa educação, pois as crianças tendem a aprender como se sair bem nos testes, e não a matéria em si. Isso é algo que já sabemos de cor e salteado com a experiência do vestibular. Nele, os alunos dos cursinhos passam por uma dose de adestramento para resposta ao tipo de prova é muito mais ampla que a dose de efetiva reflexão, conhecimento e descoberta criativa a partir dos conteúdos. Assim, os alunos mais bem classificados no vestibular geralmente não são os de melhor desempenho durante o curso de graduação.

Escolas privatizadas, desempenho Pífio

Um comentário:

José Alexandre disse...

Se entre os norte-americanos a pol´tica de valorização por mérito não deu certo, o que garante que seria o melhor para o Brasil como querem os psdebistas? A prefeitura curitibana ja sofre os efeitos dos equivocos tucanos. tudo indica que a partir do próximo ano será o Paraná inteiro.
http://alexandre-textosdeopinio.blogspot.com/2010/11/o-dilema-da-educacao.html

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