segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rio do Meio - Comunidade Quilombola em Ivaí-PR

Neste dia 20 de Novembro, dia da consciência negra, retomando a condição de integrante do Instituto Sorriso Negro, estive, junto com os colegas Zé Luiz, Maria Lúcia, Euza e Amélia, na comunidade quilombola Rio do Meio, em Ivaí, na cerimônia de entrega dos títulos de propriedade às famílias do quilombo, pelo governo do Estado. Foi uma cerimônia muito boa, seguida de apresentações culturais: uma dupla com uma canção sobre a comunidade do RIo do Meio, uma apresentação de um trecho da dança de São Gonçalo e duas coreografias de uma escola de Palmital (essas sobre a tradição do boi-bumbá na Amazônia, um pouco fora de contexto, mas a professora que trouxe os alunos me disse que a dança foi preparada para outra ocasião, mas que tinha sido trazida a pedido da Secretaria Municipal de Educação). As fotos podem ser acessadas clicando AQUI.

domingo, 14 de novembro de 2010

Remuneração adicional a "bons" professores

O Thiago Oliveira me mandou o recorte do Le Monde Diplomatique abaixo, nele a autora retoma um tema que já foi discutido nesse blog, que é o do sistema norteamericano de prêmios ou punições a professores e escolas, a partir do desempenho de seus alunos em testes estaduais e federais padronizados. Ela mostra que o bom desempenho em testes - que depois de um tempo tende a estagnar e mesmo regredir - não significa uma boa educação, pois as crianças tendem a aprender como se sair bem nos testes, e não a matéria em si. Isso é algo que já sabemos de cor e salteado com a experiência do vestibular. Nele, os alunos dos cursinhos passam por uma dose de adestramento para resposta ao tipo de prova é muito mais ampla que a dose de efetiva reflexão, conhecimento e descoberta criativa a partir dos conteúdos. Assim, os alunos mais bem classificados no vestibular geralmente não são os de melhor desempenho durante o curso de graduação.

Escolas privatizadas, desempenho Pífio

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O 3o. TURNO DAS ELEIÇÔES - 1o. Capítulo: ENEM

A impressão que temos assistindo ao PIG é de uma hecatombe no ENEM. Ou seja, COMEÇOU O TERCEIRO TURNO. Quando ouvimos o ministro, há dados concretos sobre o tamanho do problema, em termos numéricos e estatísticos, e o tamanho não chega a comprometer o exame. Há uma clara intenção do PIG em desmoralizar o exame e inflacionar o problema ocorrido.

Dilma vai ter uma crise em cada dia do seu mandato, se depender da grande imprensa.

A colega Thelma, via lista de discussão do GT de Ensino da ANPUH ofereceu os seguintes links, muito bons:
 
Mais jovens de classe D que de A na universidade


O PiG e o Serra odeiam o ENEM por causa dos pobres

Seguidores