Acabou a ofensiva israelense em Gaza, que aproveitou o vácuo de um Bush exaurido e um Obama ainda não empossado. Mais um crime contra a humanidade promovido por Israel, o principal representante dos ideais de limpeza étnica hoje. A vítima incorpora o carrasco.
A criação de condições insuportáveis de vida na Palestina faz parte do projeto de expulsão ou eliminação física de todos os palestinos, com o forte apoio dos lobbys evangélicos fundamentalistas e sionistas nos EUA.
Minha sugestão para quem quer conhecer melhor esse drama humano é o documentário Occupation 101, que pode ser assistido no Google Video (com legendas em português):
http://video.google.com/videosearch?q=occupation+101&emb=0&aq=f#emb=0&aq=f&q=occupation%20101%20legendado&src=3
2 comentários:
Oi Prof. Cerri, tudo bem? Descobri o seu blog só hoje e grande foi a satisfação em poder ler seus escritos e poder opinar.
Li o seu post sobre Israel e creio que é um consenso geral, pelo menos de quem se aprofunda um pouco mais sobre a questão. Tenho lido muitos outros blogs e as opiniões, em geral, são as mais diversas possíveis. A mais comum é a do impasse, ou da impossibilidade de resolução a curto prazo, deste conflito. As pessoas se manifestam contra Israel e a favor dos palestinos, mas muitas não atentam para os fatores históricos da questão e os fatores subterrâneos e não visíveis que envolvem o conflito. Parabéns pelo blog e um grande abraço. Zilá (ex-aluna)
Oi, Zilá, obrigado por comentar. Creio que o problema é a dificuldade dos israelenses pacificistas em assumir parcelas amplas do poder de estado para colocar em marcha um plano de descolonização de Gaza e da Cisjordânia. Isso tiraria o combustível dos grupos armados, pois toda violência de Israel só alimenta as reações violentas desesperadas dos palestinos, que estão encurralados...
Postar um comentário