ARTIGOS CIENTÍFICOS

Essa página lista em ordem cronológica inversa os textos que publiquei, sozinho ou em parceria, em periódicos científicos.


2022

CERRI, Luis Fernando; CERVI, Emerson Urizzi. Socialização histórico-política de jovens brasileiros: existe relação entre concepções de história e posicionamento político? Diálogos, v. 26, n. 1, 2022

2021

CRUZ, Matheus Mendanha da; CERRI, Luis Fernando. A BNCC e o interesse dos jovens pela História: um olhar com dados do Projeto Residente. Transversos, v. 23, 2021.

CERRI, Luis Fernando; COSTA, Maria Paula. O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental. Educar em Revista, v. 37, 2021

CERRI, Luis Fernando. Interfaces entre cultura histórica e cultura política. Topoi, v. 22, n. 46, p. 54-76, jan./abr. 2021.

BATISTA, Ruhama A.S.; CERRI, Luis Fernando. PIBID de História no Paraná: concepções de formação de professores (2011-2017). Debates em Educação, v. 13, n. 31, jan./abr/ 2021.

KLÜPPEL, Giuvane de Souza; CRUZ, Matheus Mendanha; CERRI, Luis Fernando. Jovens, uma "nova direita" e suas esquerdas: um estudo sobre a posição política de jovens brasileiro. Rev. Hist. UEG, v. 10, n. 2, jul./dez/ 2021.s. Rev. Hist. UEG


2020

CERRI, Luis Fernando; PENNA, Fernando de Araújo. Uma escola, cem partidos: a multiplicidade de posições político-econômicas entre estudantes em um estudo quantitativo. História & Ensino, v. 26, n. 2, p. 8 - 28, 2020.

CERRI, Luis Fernando; PETUBA, Rosângela Maria Silva. A operação do filme na formação de professores de História: uma experiência na licenciatura em História na UEPG (2016-2018). Em tempo de histórias, v. 1, n. 37, p. 548-560, jul.-dez. 2020.

BATISTA, Ruhama A. Sabião; CERRI, Luis Fernando. Concepciones de enseñanza de la Historia y formación de profesores en el Programa de Becas de Iniciación a la Docência (PIBID Historia) Paraná, Brasil (2011-2017). Clío y Asociados. La Historia enseñada. v. 30, n. 1, p. 66-79, 2020.

2019

CERRI, Luis Fernando; COSTA, María Paula. La construcción de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) de Historia en Brasil: entre diálogos, tensiones y controversias. Historia y Espacio, vol. 15 n° 53, 2019.

ALVEZ, F.; CERRI, L.; QUIRICI, G. La ebullición de las noosferas: debates sobre el pasado reciente en los curriculos de historia de Brasil y Uruguay. Andamio. Revista de la Didáctica de la Historia. Valparaíso, v. 5, n. 1, p. 57-78, 2019.

GELBCKE, J.; CERRI, L.F. Leituras de 1808 - aspectos educativos, estéticos e cognitivos da recepção da obra a partir da Didática da História. Acta Scientarum Education, v. 41, 2019.

2018

KLÜPPEL, G.S. CERRI, L.F. Entre consciência histórica e narrativa mestra: a identidade na narrativa de jovens estudantes de História da cidade de Ponta Grossa, PR. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino. v. 1, n. 2, 2018.

CERRI, L.F.; CAIMI, F.; MISTURA, L. A força da cultura histórica: representações de estudantes brasileiros sobre heróis nacionais. Perspectiva, v. 36, n. 4, 2018.

JANZ, R. C.; CERRI, L. F. Escravidão e liberdade segundo estudantes de Ponta Grossa (PR): o que mudou após a lei 10.639/03. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 183 - 211, jul./set. 2018.

BAROM, W.C.C.; CERRI, L.F. Identidade latino-americana e ideologia neoliberal. Práxis Educativa, v. 13, n. 3, 2018.


2017

CERRI, L.F.; PACIEVITCH, C. História, consciência histórica e utopia em J. Rüsen e A. Heller: reflexões para a didática da História. História & Perspectivas, 2017.

JANZ, R.C.; CERRI, L.F. Articulação entre passado e presente a partir da compreensãodo 13 de maio e do 20 de novembro por estudantes. Diálogos (UEM), v. 21, n. 2, p. 99 - 112, 2017.

CERRI, L.F. Um lugar na História para a Didática da História. História & Ensino. Londrina, v.1, n. 23, p. 11-30, 2017.

2016

CERRI, L.F. Dados quantitativos na reflexão didática de estudantes e professores de HistóriaRevista História Hoje. São Paulo, v. 5, n. 10, p. 138 - 158, 2016.

CALDERÓN, F.G.; CERRI, L.F. ; ROSSO, A.J. História e cultura histórica entre estudantes do Chile. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 36, n. 71, p. 1-23 (Ahead od print), 2016.

2015

PACIEVITCH, C.; CERRI, L.F. Professores de História e sua relação com a política: uma abordagem comparativa na América do Sul. Opsis. Catalão, v. 15, n. 2, p. 516-536, 2015.

2014

CERRI, L.F. Os saberes escolares e o conceito de consciência histórica. Educação e Fronteiras On-Line. Dourados/MS, v. 4, n. 11, p. 110-125, mai./ago. 2014.

CERRI, L. F., MOLAR, J. O., CUESTA, V. Conciencia histórica y representaciones de identidad política de jóvenes en el Mercosur. Enseñanza de las Ciencias Sociales. , v.13, p.3 - 15, 2014.

GRZYGORCZYK, E., CERRI, L. F. Entre história e histórias:uma análise da relação entre leitura e o desempenho escolar. Ateliê de História UEPG. , v.2, p.116 - 155, 2014.

GELBCKE, J., CERRI, L. F. História nas vitrines: a narrativa jornalística da História no livro 1808, de Laurentino Gomes. Ateliê de História UEPG. , v.2, p.157 - 177, 2014.


KUSNICK, M.R.; CERRI, L.F. Ideias de estudantes sobre a história: um estudo de caso a partir das representações sociais. Cultura Histórica e Patrimônio. Alfenas, v. 2., n. 2, 2014.

MOLAR, J.O.; CERRI, L.F. Eu, tu, eles: passado, política e projeto nas representações de jovens sul-americanos. Atos de Pesquisa em Educação. v. 9, n. 1, jan.-abr. 2014

CERRI, L.F.; SOARES, F.B. A educação da educação histórica nos colégios militares: um desafio para a didática da história recente. Revista Eletrônica Tempo Presente. mar. 2014.

2013

CERRI, L.F. A formação de professores de história no Brasil: antecedentes e panorama atual. história, histórias. Brasília, n. 1, v. 2, p. 167-186, 2013.

CERRI, L.F. O historiador na reflexão didática. História & Ensino. Londrina, v. 19, n. 1, p. 27-47, jan.-jun. 2013.

2012

BARON, W.C.C.; CERRI, L.F. A Teoria da História de Jörn Rüsen entre a Modernidade e a Pós-modernidade: uma contribuição à didática da história. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 991-1008, set./dez. 2012.

DUARTE, G.; CERRI, L.F. Politização e consciência histórica em jovens brasileiros, argentinos e uruguaios. Diálogos. Maringá, v. 16, supl. Espec., p. 229-256, dez. 2012.

CERRI, L.F. A campanha presidencial televisiva de Lula em 2006 revista desde a didática da História. Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 4 - 23, jul./dez 2012.

FERREIRA, A.R; PACIEVITCH, C.; CERRI, L.F. Identidade e decisões políticas de jovens brasileiros, argentinos e uruguaios. Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v. 1, n.1, p. 21-38, 2012.

2011

CERRI, L.F; COUDANNES AGUIRRE, M. Jovens e sujeitos daHistória. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 125-140, jan./jun. 2011.

BAROM, W.C.C., CERRI, L. F. Educação e cultura no ensino de História do Paraná. Atos de pesquisa em educação (FURB). , v.6, p.492 - 509, 2011.

CERRI, Luis Fernando.  Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 59-81, jan./abr., 2011.

ROSSO, Ademir José ; TOZETTO, A. S. ; BRANDT, C. F. ; FREIRE, L.I.F. ; CERRI, L. F. ; LAROCCA, Priscila ; CAMPOS, S. X. Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Interacções. Coimbra, v. 17, p. 114-134, 2011.

2010

 CERRI, L. F. ;COUDANNES, Mariela. Jóvenes y sujetos de la Historia. Clio &  Asociados, Santa Fe/ La Plata, n. 14, p. 117-128, 2010.

FERREIRA, A. R; PACIEVITCH, C.; CERRI, L.F. Identidad y decisiones políticas de jóvenes brasileños, argentinos y uruguayos. Clio & Asociados, Santa Fe/ La Plata, n. 14, p. 129-141, 2010.

CERRI, L. F. ; AMEZOLA, G. El estudio empírico de la conciencia histórica en jóvenes de Brasil, Argentina y Uruguay. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, v. 24, p. 03-23, 2010.

CERRI, L. F.  Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, v. 15, p. 264-278, 2010.

CERRI, L.F.; MOLAR, J.O. Jovens diante da História: o nacional e o internacional na América Latina. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.5, n.2, p. 161-171, jul.-dez. 2010.
PACIEVITCH, Caroline, CERRI, L. F. Guerrilheiros ou sacerdotes? Professores de História, consciência histórica e construção de identidades. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso). , v.21, p.163 - 183, 2010

MARÇAL, Maria Antonia, CERRI, L. F. “Quem vai me ensinar de novo?” Movimentos da autonomia docente em grupos de estudo de professores de História. História e-História. , v.7, p.1 - 10, 2010.

2009


MARÇAL, Maria Antonia, CERRI, L. F. Autonomia do docente de História em Grupos de Estudo. História Revista (UFG). , v.14, p.149 - 176, 2009

Cerri, Luis Fernando. Da metalurgia legislativa das Diretrizes Curriculares Nacionais à marcenaria curricular da licenciatura em História: o caso da UEPG. Fronteiras (Campo Grande). , v.11, p.13 - 26, 2009.

Cerri, Luis Fernando. Recortes e organizações de conteúdos históricos para o ensino. Antíteses. , v.2, p.131 - 152, 2009

Alvez, Federico; Cerri, Luis Fernando. Ensenanza de historia reciente en Uruguay: pasado y laicidad en el juego de la identidad. Archivos de Ciencias de la Educación  (4a. época). La Plata, v. 3, n. 3, p. 99-112, 2009.
Cerri, Luis Fernando. Conhecimento e docência na educação e na História. Plêiade. Foz do Iguaçu, v. 3, n. 1, p. 171 - 186, jan.-jun. 2009.

Cerri, Luis Fernando. Ensino de História e concepções historiográficas. Espaço Plural (Unioeste). , v.X, p.149 - 154, 2009.

2008

AMEZOLA, G., CERRI, L. F. La Historia del Tempo Presente en las escuelas de Argentina y Brasil. Revista HISTEDBR On-line. , v.32, p.4 - 16, 2008

PLÁ, Sabrina; CERRI, L. F. Política de Cotas na UEPG. Atos de pesquisa. , v.3, p.3 - 19, 2008.

2007

CERRI, L. F., AMEZOLA, G. Los jóvenes brasileños y argentinos frente a la enseñanza y el aprendizaje de la Historia. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales (Mérida - Venezuela). , v.12, p.31 - 50, 2007.

CERRI, L. F. Perfil dos professores de História nos Campos Gerais do Paraná - Brasil. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. , v.15, p.19 - 29, 2007.

CERRI, L. F., ZAMBONI, Ernesta. Representações e usos sociais da História no ensino. Clio & Asociados. La Historia Enseñada. , v.XI, p.108 - 118, 2007.

2006


Cerri, Luis Fernando.Usos públicos da história no Brasil contemporâneo: demandas sociais e políticas de Estado. Araucaria (Madrid). , v.8, p.1 - 15, 2006. 

PACIEVITCH, Caroline, CERRI, L. F. Professores progressistas de História e a Pedagogia Histórico-Crítica nos anos 80 – aproximações e distanciamentos. Revista História Hoje (São Paulo). , v.3, p.1 - 20, 2006.

2005
Cerri, Luis Fernando. A política, a propaganda e o ensino da história. Cad. CEDES, vol.25, no.67, p.319-331, Dez 2005.


Cerri, Luis Fernando.Ensino de História: Fronteiras interdisciplinares, avanços e problemas. Cadernos de História (UFU). , v.12/12, p.07 - 21, 2005.
 

2004


Cerri, Luis Fernando. Separando gêmeos: ciência e docência nos novos currículos universitários de História. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. , v.12, p.31 - 40, 2004.


Cerri, Luis Fernando. O aprendizado não-formal de história do Brasil - o caso da publicidade. Cadernos do CEOM (UNOESC). , v.20, p.29 - 48, 2004.

2003


CERRI, Luis Fernando. Didática da História no Brasil: um panorama. Trabajos y Comunicaciones. Departamento de Historia (La Plata). , p.125 - 141, 2003.

CERRI, Luis Fernando. Festas nacionais: uso e didatização do saber histórico nas pedagogias do cidadão. História & Ensino (UEL). , v.9, p.223 - 243, 2003.

CERRI, Luis Fernando. Bertolt Brecht e 'A vida de Galileu': o tema dos intelectuais diante das mudanças sócio-políticas. Temas & Matizes. , v.II, p.43 - 51, 2003

2002

Cerri, Luis Fernando. Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico". Rev. Bras. Hist., 2002, vol.22, no.43, p.195-224.


Cerri, Luis Fernando. Breves notas sobre o conceito de identidade nacional. Ensino e Pesquisa (União da Vitória). , v.1, p.105 - 108, 2002.


2001
  
CERRI, L. F. Narradores de 1932: bibliografia paulista de uma revolução. Revista Resgate (Centro de Memória da UNICAMP). , v.10, p.23 - 38, 2001.

27. CERRI, L. F. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional. v.6, p.93 - 112, 2001.

2000

CERRI, L. F. Espaço e nação na propaganda política do 'Milagre econômico'. Revista de História Regional, v.5, n. 2, p.113 - 136, 2000.

29. CERRI, L. F. 1932 e as histórias oficiais. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v.2, p.39 - 66, 2000.

1999

CERRI, L. F. Os objetivos do ensino de história. História & Ensino (UEL). , v.5, p.137 - 146, 1999.

CERRI, L. F. 1972: Sete bandeiras do setecentenário por mil cruzeiros velhos. Estudos Ibero-Americanos. , v.XXV, p.193 - 208, 1999.

1998

Cerri, Luis Fernando. NON DUCOR, DUCO: A ideologia da paulistanidade e a escola. Rev. Bras. Hist., 1998, vol.18, no.36, p.115-136.

 CERRI, L. F. Imagens da paulistanidade: as ilustracões e o ensino do regionalismo paulista. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. , v.6, p.37 - 59, 1998.

CERRI, L. F. 1932: Águas redivididas. Olhar de Professor (UEPG). , v.1, p.107 - 114, 1998.


1997


CERRI, L. F. As concepções de história e os cursos de licenciatura. Revista de História Regional. , v.2,  n. 2, p.137 - 152, 1997.

CERRI, L. F. Modernidade: Marx, Berman e Romano: três perspectivas, duas histórias e uma possibilidade. Diálogos (Maringá). , v.1, p.99 - 110, 1997.

1996
CERRI, L. F. Regionalismo e Ensino de História. Revista de História Regional. , v.1, p.135 - 144, 1996.

Nenhum comentário:

Seguidores