domingo, 30 de novembro de 2008

A CULPA É DA PEDAGOGIA!

Na Veja (argh!!!) de 26 de novembro de 2008, Eunice Durham (ex-governo FHC) destila um discurso direitista disfaçado de resultado de pesquisa dizendo que os cursos de Pedagogia são o problema, e não a solução para a educação no país. Para ela, os cursos de Pedagogia supervalorizam a teoria e menosprezam a prática (p. 17). Circunscrevem a sua bibliografia a autores da "esquerda pedagógica". Diz um pouco adiante: "Em vez de aprender a dar aula, os aspirantes a professor são expostos a uma coleção de jargões (de esquerda). Tudo precisa ser democrático, participativo, dialógico e, naturalmente, decidido em assembléia" (p. 18)
Posso estar enganado, mas "democracia", "participação", "diálogo" e "assembléia" não são exatamente um patrimônio da esquerda, mas da república e da soberania popular...
A pesquisadora da USP diz que falta autocrítica aos professores, que não admitem o óbvio, de que parte do problema de ensino está na incompetência dos professores que formam. Pelo jeito, Durham não se lembra (é improvável que uma pesquisadora de seu nível não conheça) a bibliografia sobre a formação docente e os trabalhos do GT de Formação de professores da ANPED e dos diversos encontros do ENDIPE, além do trabalho da ANFOPE, entre outros.
Não surpreende. Quem conhece o papel da Eunice Durham no governo FHC já sabe que ela não hesitaria em participar da cruzada "neocon" das Organizações Globo (leia-se Ali Kamel) e da Veja (que foi diário oficial ilustrado do governo FHC).
Quem conhece o trabalho da professora também lembra o papel que o governo do qual ela participou teve na expansão indiscriminada de faculdades particulares de qualidade questionável, fonte de nove décimos dos pedagogos.
Como é que uma pesquisadora tão sagaz não lembra que o curso de pedagogia tem um papel que não unicamente o da formação de professores, mas sobretudo da formação da equipe pedagógica das escolas? Daí a jogar o esquerdismo como responsável pela baixa qualidade da pedagogia, por sua vez responsável pela baixa qualidade do ensino, é só um cômodo e fácil pulinho intelectual.

Nenhum comentário:

Seguidores