domingo, 30 de novembro de 2008

EUNICE DURHAM: ATÉ UM RELÓGIO PARADO DÁ A HORA CERTA DUAS VEZES POR DIA!

Há problemas nos cursos de Pedagogia? Com certeza, a começar pela definição de sua identidade. Há problemas na relação entre os pedagogos e os demais licenciados na escola? Sim, certamente, e isso tem que ser trabalhado. Mas identificar isso à posição de esquerda dos cursos de Pedagogia é uma bobagem rematada. Parece que Durham se convence com os papéis que leu (as Diretrizes Nacionais) e não conhece o "chão da fábrica" da graduação e da pós-graduação em Educação, em que "democrático, participativo, dialógico e decidido em assembléia" não são características em excesso, mas adjetivos ainda a conquistar, em grande parte. É que ela pensou que a análise dos papéis da política pública são a própria política pública, que o currículo escrito corresponde ao currículo praticado.
Mas até um relógio parado dá a hora certa duas vezes ao dia. No final da página 20 ela declara, com toda a razão:
"Na prática, tantas são as alçadas e as exigências burocráticas que, parece inverossímil, um pesquisador com uma boa quantia de dinheiro na mão passa mais tempo envolvido com prestação de contas do que com sua investigação científica." Mas no minuto seguinte, ela volta à carga associando esses problemas à democratização excessiva e assembleísmo da universidade. Não é, professora Eunice. A burocracia não surge da democracia, mas da falta dela, quando os meios se tornam cada vez mais fortes em relação às atividades fins, onde está a maioria, que tem sede de democracia. Ou será que essa situação ocorre só na minha universidade?

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