quarta-feira, 5 de maio de 2010

Campanha pela memória e pela verdade

A OAB/RJ está fazendo uma campanha pela abertura "ampla, geral e irrestrita" dos arquivos da ditadura. De fato, não é possível a um país continuar sem acertar as contas com o próprio passado. Eu, pelo menos, estou farto de receber mensagens que falam dos "terroristas" que lutaram contra a ditadura e hoje estão anistiados e recebendo pensões (ou suas famílias), ou os agropecuaristas nativos que têm orgulho do "31 de Março".

O texto do abaixo assinado é o seguinte:

Nós, abaixo assinados, apoiamos a Campanha pela Memória e pela Verdade, desenvolvida pela OAB/RJ, em defesa da abertura dos arquivos da repressão política no período da ditadura militar.
Nós, abaixo assinados, consideramos que é direito das famílias dos desaparecidos conhecerem o destino de seus entes queridos.
Nós, abaixo assinados, estamos convictos de que o conhecimento pleno do que ocorreu nos porões da ditadura durante os chamados anos de chumbo é importante para se evitar a repetição da barbárie. Um país que não conhece sua História está fadado a repetir os erros.
Por fim, esperamos que as autoridades do Executivo e do Legislativo, a quem se destina este documento, determinem as providências necessárias para que seja dada publicidade aos arquivos, criando assim as condições para uma verdadeira reconciliação nacional.

O link para assinar é http://www.oab-rj.org.br/forms/abaixoassinado.jsp.

Nenhum comentário:

Seguidores