quinta-feira, 17 de junho de 2010

Privatização branca da educação não funciona nem nos EUA

Recebi de Elaine Lourenço o link para uma matéria da revista Educação que recomendo. Trata-se um texto de Beatriz Rey chamado "De volta ao começo". A autora traz a opinião da educadora norte-americana Diane Ravitch, que participou do governo Bush e ajudou a criar a lei denominada "Nenhuma criança deixada para trás" (NCLB), que pregava a criação da eficiência na escola pública atraves de meios de gestão empresariais.
Professores e gestores eram vistos como executivos que, se conseguissem bons resultados, seriam premiados com bônus em dinheiro, e, caso contrário, seriam punidos com corte de verbas para a escola e mesmo demissão e fechamento da unidade escolar. Qualquer semelhança com a rede pública de São Paulo - leia-se Alckmin e Serra - NÂO È mera coincidência.
Bom, o fato é que a Diane, estudando os resultados, concluiu que o que é bom para as empresas em busca de lucro (e olha lá,a crise financeira mostrou que as coisas não são bem assim) não é bom para a educação em busca de aprendizado e de cidadania.
Professores e gestores começaram a definir a educação dada segundo os testes. Assim, os alunos eram treinados para o tipo de questão e de conteúdo típico do teste, e aprendiam mais a responder testes do que as disciplinas em si. Submetidas a outro tipo de avaliação, as escolas demonstram ter piorado em vez de melhorado com o genial plano.
Quem para e pensa sobre o nosso ensino médio e o vestibular, PSS e - ao que parece - Novo ENEM da vida também não pode deixar de notar a semelhança. Por isso, talvez, nossos melhores alunos no ensino superior não são exatamente os que melhor passaram no vestibular.
De quebra, o que o tucanato trombeteia como novidade alvissareira já está em dúvida nos lugares em que surgiu. Parece que alguém está sem projeto e não percebeu ainda. Meu medo é que esse povo da educação de SP reestabeleça o Eixo do Mal Curitiba - São Paulo de Ideias Mirabolantes para a Educação que havia no governo do Jaiminho Lerner.

2 comentários:

Ligi disse...

e é exatamente o que vai acontecer se o nosso querido tucano candidato a presidencia vencer... sei que o governo atual também teve deslizes... mas nada se compara a educação de SP, extremamente quebrada

L.F.Cerri disse...

Não é à toa quye a educação de SP está caindo pelas tabelas nas comparações com outros estados.

Seguidores