sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Educação em tempo integral

A proposta do Osmar - mais que dele, do seu partido, o PDT, o que nos remete a Darcy Ribeiro e os CIEPs - para a educação inclui a educação em tempo integral. Confira clicando aqui.

Trata-se de uma ideia que já passou da hora de ser implantada. Nossa população envelhece, a taxa de natalidade diminui, e as mesmas instalações escolares podem ser melhor aproveitadas. Só que não se faz escola só com prédio, é preciso gastar, e muito, com mais recursos humanos, professores e funcionários. Se o Osmar disser que faz escola integral sem contratar gente, desconfie. Custa caro. Mas vale a pena.

Mas como implantar? Em primeiro lugar, é importante que os pais saibam que escola não é depósito de aluno. Educação integral é para atingir antes de qualquer outra coisa, objetivos de melhoria da educação, não de resolver o problema dos pais de ocupar os filhos diminuindo-lhes o tempo livre. Senão, vão querer colocar as crianças e jovens das 7 da manhã às 7 da noite. Calma lá.

Calma lá também os técnicos da SEED, diretores e muitos colegas professores. Escola em tempo integral não é para abarrotar os alunos de aulas tradicionais, embora seu número possa ser ampliado. E, principalmente, a indecente recuperação paralela pode ser abandonada em favor de aulas de reforço, com professores devidamente remunerados. Se não é mais a nota a forçar o aluno a estudar, que seja a ameaça de ter que ir para o reforço enquanto os que estudaram fazem esporte, oficinas, trabalhos manuais, arte.

Os adolescentes, sobretudo, têm mais dificuldade de concentração cedo, comprovam diversas pesquisas. É improdutivo começar a aula muito cedo, e se temos horários mais flexíveis, é civilizado começar às 8 e meia ou nove da manhã.

O que fazer, em termos educativos, para que o tempo adicional da escola integral seja bem aproveitado? Como já foi dito, reforço para os que tenham dificuldades com alguma matéria ou com o fato de que precisam estudar para aprender. E para os demais? Aí é a hora da escola propiciar condições para uma formação não somente cognitiva dos seus alunos. Projetos. Principalmente os projetos que envolvem a iniciativa dos alunos. Grêmio estudantil tem que ser estimulado, senão como formamos novas lideranças políticas de qualidade, minha gente? Cineclube. Jornalismo escolar. Esportes, principalmente treinamento em todas as modalidades, descoberta e desenvolvimento de atletas. Projetos de pesquisa em todas as áreas. Clubes de leitura. Hora da tarefa, com monitoria. Tudo supervisionado por profissionais concursados, ajudados por estagiários das universidades e faculdades, DEVIDAMENTE REMUNERADOS!!!!

E o PSDB? Vai voltar com as políticas do Jaime Lerner, Faxinal do Céu, Correção de Fluxo, repaginadas? Vai fazer como as prefeituras do PSDB que descartam os livros do PNLD e compram apostilas de sistemas privados de ensino? A proposta de Richa também tem uma certa condição genérica, mas não fala em educação integral, veja clicando aqui.

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